FMT realizou workshop sobre ´Distúrbios do equilÃbrio corporal´
No dia 27 de maio, cerca de 200 pessoas, entre estudantes e profissionais da área da saúde, participaram do workshop “Distúrbios do equilíbrio corporal, uma abordagem de otoneurologia” promovido pelo curso de Fisioterapia, da Faculdade Madre Thaís (FMT-Ilhéus).
O professor e fisioterapeuta Renato Barreto apresentou a palestra magna do workshop que teve o objetivo de sensibilizar sobre a importância de distúrbios no labirinto (labirintite) como causador de desequilíbrio, náuseas, zumbido impactando na qualidade de vida das pessoas. Também mostrou a importância do exame especializado e tratamento fisioterapêutico capaz de melhorar a saúde dos pacientes.
Segundo o professor, "os sintomas dos distúrbios do equilíbrio corporal causam prejuízo no desempenho físico e funcional, nos relacionamentos sociais e profissionais, além de transtornos psicológicos. Trata-se de uma patologia que pode afetar indivíduos de qualquer idade, sendo mais comum entre os 30 e 50 anos”. A coordenadora do curso de fisioterapia da Faculdade Madre Thais, Dra Karla Gresik, durante sua participação na mesa de abertura, falou sobre a importância desse evento para a formação profissional dos alunos, tendo a abordagem da fisioterapia vestibular como uma área inovadora, um campo extremamente aberto para os futuros fisioterapeutas. Campo esse que já foi contemplado na região tanto na iniciativa privada como na publica, inclusive com oferecimento do serviço pelo SUS em Ilhéus, como fruto desse trabalho de extensão, que integrou a disciplina, lembra a professora e fisioterapeuta.
Durante o evento alunos do sétimo semestre do curso também apresentaram relatos de experiência das práticas clínicas, durante a disciplina optativa Fisioterapia Vestibular.